Notícias

Ações de formação de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), certificadas pelo INEM realizadas na Apametal

17.02.2023

Têm sido realizadas na Apametal – Imagem Corporativa diversas ações de formação de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE), certificadas pelo INEM, uma vez que serão instalados em breve vários equipamentos DAE e a formação de uma rede de colaboradores é essencial.
A utilização de equipamentos DAE logo após uma paragem cardíaca garante uma elevada percentagem de recuperação (76%) de vítimas com fibrilação ventricular. A cada minuto que passa, após uma PCR, a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência, pelo que, ao fim de 5 minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver.
Está demonstrado que a desfibrilhação precoce, realizada entre 3 a 5 minutos após o colapso da vítima (período em que o cérebro ainda se mantém oxigenado), resulta em taxas de sobrevivência de 50% a 70%. A utilização do DAE em PCR na Europa, segundo o ERC, ainda é muito baixa (cerca de 28%).
Torna-se assim fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados.
Os procedimentos preconizados, quando devidamente executados, permitem diminuir substancialmente os índices de mortalidade associados a PCR e aumentar, de forma significativa, a probabilidade de sobrevivência da vítima.